Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

segunda-feira

Separando o lixo...

Quando queremos ser bacana com o mundo onde vivemos, e direcionar o material para que ele não seja meramente "lixo", o qual é um grande desafio ambiental, podemos separa-lo em categorias de material para reciclagem e dai encaminhar para instituições, usinas, coletores que darão um fim adequado.
As categorias da reciclagem são definidas a partir do material do residuo, para facilitar a identificação da categoria, adotou-se o uso de cores as quais são especificadas de acordo com o material, tendo-se:


Categoria VIDRO
O vidro é um produto derivado da fundição da AREIA, a qual se caracteriza como um RECURSO NÃO RENOVÁVEL, ou seja, a humanidade não consegue acompanhar o tempo necessário para que a Natureza reponha a areia extraída para a produção do vidro.
O vidro deve ser separado por cores e tipos, e pode ser reciclado infinitas vezes, sem haver qualquer perda no peso da matéria reciclada (vidro quebrado).
Vidro Reciclável: recipientes, garrafas e copos.
Vidro Não Reciclável: espelhos, vidro plano, lâmpada, tubo de TV, cerâmica, porcelana.


Categoria Metal:
O metal também é um RECURSO NÃO RENOVÁVEL, assim como a areia com a qual se faz vidro.
Para cada 50 quilos de alumínio reciclado, evita-se extrair do solo e subsolo cerca de 5.000 quilos de bauxita (recurso mineral).
Metal Reciclável: latas de aço (de óleo, salsicha, legumes, etc.), latas de alumínio, sucatas de construção civil.
Metal Não Reciclável: clipes e grampos, esponjas de aço, canos, pilhas.


Categoria Plástico:
Grande parte do plástico que consumismos é um derivado de PETRÓLEO e este é um RECURSO NÃO RENOVÁVEL. Nem todos os plásticos são recicláveis, por isso dê preferência para aqueles que podemos reciclar.
Plástico Reciclável: embalagens de alimentos, de material de limpeza, copo plástico, canos e tubos, sacolas e sacos em geral.
Plástico Não Reciclável: cabos de panela, tomadas.


Categoria Papel:
O papel é feito com a fibra da madeira das árvores, um RECURSO RENOVÁVEL, ou seja, conseguimos acompanhar o crescimento das árvores, mesmo que seja por algumas gerações. Por isso, dê preferência para papéis de reflorestamento, pois há o comprometimento de repor a árvore que cedeu sua fibra. Para cada 50 quilos de papel reciclado, poupa-se uma árvore.
Papel Reciclável: caixas “Longa Vida”, jornais, revistas, folhas de cadernos, provas, rascunhos, formulários de computador, papel de fax, envelopes, cartazes velhos.
Papel Não Reciclável: papel carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, fotografia, toco de cigarro, papéis engordurados, guardanapos, papéis sanitários, papéis metalizados.


Categoria Matéria Orgânica:
Toda matéria orgânica que consumismo, se soubermos processá-la corretamente, podemos reutilizá-la em forma de compostagem, um excelente adubo, o que, inclusive, reduz a quantidade de matéria residual que enviamos para os lixões (extremamente poluentes) ou aterros sanitários, e ambos demandam espaço que poderia ser utilizado de uma outra forma.
Material Compostáveis: restos de podas e jardinagem, cascas de árvores, arbustos e árvores, grama, folhas secas, serragem, restos de frutas, legumes e verduras, pó de café, saquinho de chá, bagaço de cana, papéis engordurados.
Material Não Compostáveis: remédios, produtos químicos em geral, cebolas doentes, papel colorido, fezes de animais domésticos, restos de carne e queijo, sementes e ossos.