Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

domingo

o Areia que Canta oferece saúde e bons votos

Toda virada de ano, desejamos paz, saúde, amor, sucesso, abundancia, prosperidade... sempre em nossas vidas.
Alguns destes desejos são frutos de oportunidades e outros podemos cultivar diariamente, influenciando nossas escolhas, inclusive nos momentos de lazer.

Quando desejamos sucesso, abundancia, prosperidade, podemos investir em aperfeiçoamentos pessoais, ou do grupo (empresa) com o qual trabalhamos.
Foto: Centro de Eventos

Quando desejamos paz, nossas atividades de lazer podem oferecer descanso e relaxamento, nos afastando das preocupações e do ritmo do dia a dia.
Foto: pescaria em família no lago

Quando desejamos saúde, podemos adotar uma atitude preventiva e nos beneficiar tendo uma alimentação saudável, aproveitar as características do ar puro, a luz solar nos momentos adequados (antes das 10 horas da manhã e após as 15 horas), consumir e interagir com a água, e praticar exercícios físicos, principalmente ao ar livre, afinal suar ao sol:
Foto: quadra poliesportivas
• Abre o apetite;
• Acalma o sistema nervoso;
• Aumenta as defesas do organismo;
• Facilita a digestão;
• Favorece o crescimento;
• Melhora a qualidade do sangue.

Também, a luz solar tem a propriedade de ativar o metabolismo e o processo de nutrição das células; por exemplo, o aproveitamento da VITAMINA D.
Foto: remando caiaque no lago

Nossas energias vitais são plenamente revigoradas e as defesas orgânicas são fortalecidas pelo sol, o qual auxilia a cura de:
• Anemia;
• Bronquites crônicas;
• Escrofulismo;
• Expectoração difícil;
• Falta de apetite;
• Focos infecciosos;
• Inflamações dos órgãos genitais;
• Paralisia infantil;
• Problemas digestivos;
• Problemas menstruais (exceto metrorragia e hemorragia uterina);
• Problemas nervosos;
• Raquitismo;
• Resfriados;
• Reumatismo;
• Tuberculose óssea e das articulações.

Porém, aqueles que sofrem de: câncer de pele; febre; congestão cerebral; problemas do coração; neurastenia; menstruação difícil; e hemorragias não devem se expor ao sol.
Foto: Salão de Jogos

Muitos passeios na Natureza fazem bem a saúde. Por exemplo, caminhar na água é um recurso terapêutico muito importante, que atua sobre os rins, preservando-os das doenças. Além disso, é bom para a bexiga, facilita a respiração, expulsa os gases do estômago e combate a dor de cabeça.
Foto: passeio no Ribeirão Tamanduá

Os alimentos têm inúmeras propriedades medicinais. Por exemplo, cientistas europeus, japoneses e americanos descobriram que as folhas da árvore de graviola, fruta típica do Norte e Nordeste do Brasil, disponibilizam uma substância chamada ocetogenina, mais eficiente na destruição das células cancerosas que a quimioterapia.
Foto: horta que abastece o restaurante

Também, são fontes de vitaminas, sais minerais, ácidos graxos, etc.
Foto: buffet de saladas

* Abacate, Abóbora, Acelga, Caju, Chicória, Mamão, Melão, Brócolis, Cenoura, Espinafre, Manga, Pêssego são as principais fontes de VITAMINA A (que mantém a saúde dos tecidos da pele, do globo ocular e das mucosas em geral. Sua carência na alimentação resulta em perturbações visuais, escamação da pele, ressecamento da garganta, cabelos quebradiços e cegueira noturna).
* Amêndoa, Amendoim, Arroz integral, Aveia, Castanha-do-pará, Levedo de Cerveja são as principais fontes de VITAMINA B1 (que regula a eliminação de substâncias inúteis ao organismo. Estimula o apetite, favorece o desenvolvimento físico e regula o sistema nervoso. Sua carência resulta em inapetência, dificuldade digestiva, dores musculares e debilidade nervosa. Em casos extremos, pode ocorrer beriberi)
* Abacate, Amendoim, Castanhas, Feijão branco, Amêndoa, Brócolis, Espinafre, Levedo de cerveja, são principais fontes de VITAMINA B2 (responsável pela alimentação das células cerebrais e nervosas em geral; contribui também na manutenção dos tecidos da pele e dos olhos. Sua carência resulta em lesões na língua, nas mucosas da boca, e em redor do nariz; torna os lábios secos e língua avermelhada; pode causar distúrbios oculares, tais como catarata e glaucoma)
* Amendoim, Castanha-do-pará, Levedo de Cerveja, Pimentão, Trigo integral são as principais fontes de VITAMINA B5 (que age sobre os tecidos da pele e sobre as células nervosas. Além disso, influi favoravelmente nas funções do aparelho digestivo. Sua carência resulta em dermatose, diarréia e manchas da pele)
* Farelo de Trigo (fibra), Germe de Trigo, Leite, Levedo de Cerveja, Melado de Cana são as principais fontes de VITAMINA B6 (que age sobre as células nervosas e os tecidos da pele).
* Amêndoa, Batatas, Cereais integrais , Germe de Trigo, Leite, Levedo de Cerveja, Hortaliças de cor verde são as principais fontes de VITAMINA B12 (que combate os vários tipos de anemia, atua sobre as células nervosas e favorece a absorção das proteínas e aminoácidos. Sua carência resulta em anemia perniciosa e perturbações nervosas)
* Abacaxi, Acerola, Alface, Alho, Caju, Cebola, Espinafre, Laranja, Limão, Pimentão são as principais fontes de VITAMINA C (que fortalece o sistema de defesa do organismo e os capilares sanguíneos. Sua carência resulta em predisposição às infecções, gripes e resfriados, alergias e debilidade geral; as carências crônicas podem causar escorbuto e depressão mental)
* Banhos de sol, Gema de ovo, Leite e derivados são os principais fontes de VITAMINA D (que regula a absorção de cálcio e fósforo. A carência na infância resulta em raquitismo e desenvolvimento anormal de dentes e ossos. Havendo carência na idade adulta, podem ocorrer cáries dentárias, Osteoporose e amolecimento dos ossos).
* Abacate, Alface, Amendoim (óleo), Banana, Couve, Germe de Trigo, Soja são as principais fontes de VITAMINA E (responsável pelo fortalecimento do sistema muscular e reprodutor. Sua carência pode resultar em abortos involuntários, esterilidade e dores musculares).
* Arroz integral, Aveia, Banana , Germe de Trigo, Leite, Levedo de cerveja são as principais fontes de VITAMINA H (que proporciona saúde e beleza à pele; é também indispensável na coordenação motora. Sua carência resulta em caspa, debilidade geral, dores musculares, eczema, seborréia e sonolência excessiva).
* Algas marinhas, Cebola, Cenoura, Couve, Espinafre, Iogurte natural são as principais fontes de VITAMINA K (que fortalece os vasos sanguíneos, favorece a coagulação do sangue e mantém o equilíbrio do sistema circulatório. A carência resulta em hemorragia).
* Cidra, Laranja, Lima, Tangerina, Limão são principais de VITAMINA P (com funções parecidas com as da Vitamina C. Além disso, proporciona resistência aos vasos sanguíneos, aos tecidos da pele e fortalece o sistema imunológico. Sua carência resulta em escorbuto e predisposição às infecções).
Foto: buffet quente

Também, são fontes de Fibras (substancia presente em alimentos integrais, frutas e verduras, que auxiliam no processo gastrointestinal), de Cálcio (substância responsável pela formação da estrutura óssea, contribui na absorção, pelo organismo, da Vitamina K e coordena as funções do sódio e do potássio).
Também, podem ser Diuréticos (estimula o trabalho dos rins e favorecer a secreção da urina), Calmantes (tonifica o sistema nervoso), Cicatrizantes, Depurativos do Sangue, Laxantes/ Purgantes, Fortificantes/ Tônicos, Tônicos para o Cérebro, Alcalinizantes (equilibram a acidez sanguínea).

SUGESTÃO DE LEITURA:

Spethmann, Carlos Nascimento. “Medicina Alternativa: de A a Z”. Editora: Natureza, Uberlândia – MG.

quarta-feira

A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS E O AREIA QUE CANTA

O assunto "lixo" é algo presente na vida de todas as pessoas: todo dia produzimos lixo, muitas vezes sem nos dar conta de quanto e qual será seu futuro.

O cuidado adequado no tratamento do que convencionalmente chamamos de "lixo" (em termos técnicos, recebe o nome: "resíduo") tem tamanha importancia, o suficiente para haver uma Política Nacional sobre o assunto (LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010).

De acordo com a lei, somos geradores de resíduos sólidos (pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, que geram resíduos sólidos por meio de suas atividades, nelas incluído o consumo) e por isso temos a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos (conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos). Um vídeo bacana aborda bem a questão "ciclo de vida dos produtos":



Outra responsabilidade atribuida ao indivíduo refere-se ao seu poder de consumo e a prática dos 3 R's (reduzir, reutilizar e reciclar), quando aborda questões como escolha dos produtos (critérios de seleção adotados, por exemplo: preço, qualidade, status, etc.), qualidade e quantidade dos mesmos, e dai a questão se expande para o exercicio de cidadania quando nos envolvemos, tanto como consumistas quanto como cidadãos ativos na configuração e nas condições do ambiente onde vivemos.

E vai além de separar o resíduo em categorias (o mínimo e o mais esperado que qualquer um pode fazer), mas saber o ciclo de vida do produto (série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final), o compromisso e a postura empresarial, o cumprimento de leis, o tratamento dado pelo governo local, bem como promover o controle social (controle social: conjunto de mecanismos e procedimentos que garantam à sociedade informações e participação nos processos de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas relacionadas aos resíduos sólidos).

A antropologa Margareth Mead difunde a idéia de que a organização social é o melhor caminho de representarmos os interesses e objetivos coletivos, e dai ter a capacidade de mudar o mundo (compreensão do lugar onde vivemos): "Nunca duvide que um grupo de cidadãos comprometidos e preocupados possa mudar o mundo. Na verdade, esta é a única forma de mudança que pode dar certo." (tradução livre).

E tal idéia é apresentada na Politica Nacional de Resíduos Sólidos quando se refere à gestão integrada de resíduos sólidos (conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável).

Sob o prisma da gestão dos resíduos sólidos, você sabe o que acontece com os resíduso gerados na Fazenda Tamanduá/ Areia que Canta?

Em diversos pontos do Areia, é possível encontrar 2 recipientes, sendo um para "Não reciclaveis" e outro "Recicláveis", e o que colocar em cada recipiente?



O que não é reciclavel é encaminhado para um aterro na fazenda.

Os resíduos recicláveis são doados a membros da comunidade local que os revertem em renda.

Os resíduos agrícolas recebem o tratamento adequado (com legislação específica).

Os restos dos alimentos produzidos no Restaurante e não consumidos são doados para um criadouro de porcos (vira "lavagem").

Colabore com o Areia que Canta, separando os resíduos adequadamente para que os mesmos possam ser reciclados, reutilizados ao invés de serem transformados em agentes de poluição.

domingo

Paisagem e passeio

Século XXI, ano 2011, aproximadamente 7 bilhões de seres humanos, questões polemicas permeando discussões de ambito global: violencia, futuro, qualidade de vida, produção "verde", poluição, perda de diversidade biológica, mudanças climáticas, relações humanas, blocos economicos, etc.

Uma coisa bacana que vem cada vez mais se tornado sensível, difundida e reconhecida por pessoas de diferentes nacionalidades é a importância das árvores para a vida no planeta, estando diretamente ligadas à qualidade de vida e ao bem estar.

Foto: vista aérea do Areia que Canta, um lugar repleto de árvores

Não podemos esquecer que as árvores dependem de diferentes fatores para existir: espaço (em cima e embaixo da terra), água, nutrientes (e diversas bactérias que vivem em simbiose em suas raizes), algumas precisam do vento, outras de insetos, outras de pássaros ou animais que se alimentam de seus frutos ou desfrutam do nectar de suas flores ou dos insetos que vivem ali. Também,oferecem abrigo e alimento às aves, importantes aliadas no controle de insetos vetores de doenças.

Foto: Pica pau anão escamado (P. albosquamatus) observado entre as árvores no Areia que Canta

A importância das árvores vai muito além de embelezar o ambiente e proporcionar sombra.

Foto: Bem vindos ao Areia que Canta
Elas reduzem diversos tipos de poluição: do ar, da água, do solo, visual e sonora;
Pelo processo da fotossíntese, as árvores (e todos os vegetais clorofilados) absorvem o gás carbônico (tão ativo nas mudanças climáticas) gerado por pessoas, fábricas, lixo, automóveis, etc e devolvem o oxigênio (tão importante para a vida) ao ambiente.

Foto: trilha para caminhada e observação de pássaros em área reflorestada

Pelo processo de evapotranspiração, liberam grandes quantidades de vapor de água, aumentando a umidade relativa do ar, tornando o clima mais agradável e participando ativamente do ciclo da água e consequentemente das chuvas.

Foto: playground

Suas copas densas funcionam como barreiras contra ruídos, ventos, água e luz, e servem de refúgio em dias de sol escaldante ou chuvosos.
Foto: Jatobá (Hymenaea courbaril) a caminho do Ribeirão Tamanduá

Muitas dão frutos que são alimentos nutritivos deliciosos: manga, abacate, goiaba, pitanga, banana, mamão, maçã, laranja, etc.

Foto: Goiaba (Psidium guajava), uma das delicias do pomar do Areia que Canta

O adensamento de árvores formando um ecossistema (em associação com outros seres vivos e o conjunto de elementos abióticos) recebe o nome de floresta. E cada formação florestal é adaptada e condicionada às caracteristicas locais de solo, de disponibilidade de água, climáticas, da fauna encontrada, da presença de outras formações florestais próximas, etc.

Na região da Fazenda Tamanduá (Areia que Canta), há diferentes ecossistemas florestais o que permite observar e conviver com sua diversidade biológica, dai passeios repletas de informações sobre as espécies de aves (observação de pássaros: atividade UIRAPURU) e árvores encontradas na fazenda.

Imagem: imagem de satélite da região onde se encontra a Fazenda Tamanduá
UMA OPORTUNIDADE INCRÍVEL DE ASSOCIAR BEM ESTAR E CONHECIMENTO!