Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

quinta-feira

Sons dos pássaros (última parte)

Saracura três potes/ Gray necked Wood rail (Aramides cajanea)
Seu nome “três potes” é onomatopéico do som que vocaliza, principalmente ao anoitecer. Escala arvores com facilidade e pode predar ninhos. Segue correições de formigas.
Saracura sanã/ blackish rail (Pardirallus nigricans)
Ave ralídea aparece em áreas alagadas, alcançando vôos curtos quando assustado. Vocaliza um sonoro “cui-qui”ou “qui-e”.
Seriema/ red legged seriema (Cariama crsitata)
Seu canto é tido como o som do cerrado, o qual emite jogando a cabeça para trás. Grande predadora terrestre captura todo tipo de presas até cobras venenosas, bem como grãos e pequenos frutos. Também rouba filhotes e ovos de ninhos. Quando ameaçada, imobiliza-se tirando partido de sua plumagem discreta. Perseguida, corre em ziguezague e voa apenas em ultimo caso.

Soldadinho/ Helmeted manakin (Antilophia galeata)
Acompanha bandos mistos e por vezes, cruza com o Chiroxiphia caudata cujo hibrido resultante é conhecido como o “rei dos tangarás”.
Tico tico (Zonotrichia capensis)
Tico-tico-de-bico-amarelo (Arremon flavirostris)
Tico-tico-do-campo (Amodramus humeralis)
 
Tiziu (Volatinia jacarina)
Obs:  as informações citadas enriquecendo os vídeos publicados foram extraídas da obra "AVES DO BRASIL: uma visão artística" de Tomas Sigrist.

sons dos pássaros no Areia (6a. parte)

Pica pau anão escamado/ White wedged Piculet (Picumus albosquamatus)
Vive usualmente aos casais que se deslocam juntos, ao alcance da voz, com que se comunicam de tempos em tempos.

Pica pau do campo/ Capo flicker (Colaptes campetris)
Campestre, gregário e semi-terrícola, desloca-se pelo solo, aos pulos, por vezes seguindo outras aves campestres gregárias, à procura de formigas. Rouba formigueiros, cupinzeiros e ninhos
Pitiguari/ Rufous browed Peppershrike (Cychlaris gujanensis)
Pássaro florestal cujo canto domina a paisagem Sonora, havendo muita variação regional ou dialetos. A população apresenta muita variação na cor dos olhos ou da íris, do vermelho ao amarelo, laranja ou marrom escuro. Consegue quebrar a quitina do exoesqueleto de grandes insetos graças ao bico forte, consome percevejos, taturanas, larvas de insetos alem de pequenos frutos. Aproveita-se da revoada de cupins alados para se fartar.

Quero quero/ southern lapwing (Vanellus chilensis)
Conspicua e barulhenta, vocaliza mais durante o dia, reunindo-se em casais ou pequenos grupos. Consome plantas aquáticas, sementes e presas de hábitos aquáticos ou semi-aquáticos. É mais ativo durante o crepúsculo.
Risadinha/ Southern Beardless Tyrannulet (Camptostoma obsoletum)
Passarinho insetívoro captura insetos em revoadas além de procurar frutas. Em geral apresenta plumagem esverdeada ou cinza esverdeada.

Sabiá-barranco (Turdus leucomelas)

Sanã-carijó (Porzana albicollis)

Sanhaçu-cinzento (Thraupis sayaca)

sábado

sons das aves (5a. parte)


João teneném/ Spix’s spinetail (Synallaxis spixi)
Vocalize um distinto “ben-te-re-re” ou “te-te-re-re”. Apresenta cauda marrom clara, boné ferrugineo, asas com coberteiras ferrugíneas e também uma mancha gular preta.

Juriti pupu/ White tipped Dove (Leptotila verreauxi)
Solitário ou aos pares, vive no sub bosque fechado, onde entoa seu canto aflutuado e melodioso “pu-puuu”. Difere de seu congênere pela nuca esverdeada, peito cinza e retrizes de pontas brancas.

Juruviara/ Red eyed Vireo (Vireo olivaceus)
Pássaro silvícola, de olhos ou íris marrons e com as primarias nas asas normais e a migrante do hemisfério Norte de íris vermelha coma s primarias das asas modificadas e mais longas. Seu canto insistente chama a atenção, bem como seu comportamento irrequieto ao vasculhar meticulosamente os ramos e as folhagens dos estratos médio e alto, por vezes seguindo bandos mistos.

Miudinho/ eared pygmy Tyrant (Myiornis auriculares)
Passarinho florestal de proporções exíguas e cauda curta. Distingue-se pelo desenho escuro em forma de meia lua nas auriculares. Costuma acompanhar bandos mistos nos estratos médio e baixo.

Neinei/ Boat billed Flycatcher (Megarynchus pitangua)
Voa de capoeira em capoeiras, empoleirando-se no lato das árvores e dos arbustos. Procura insetos e frutos no estrato médio e nas copas, acompanhando a frutificação sazonal de certas fruteiras.

Periquitão-maracanã (Aratinga leucophthalma)

Periquito-de-encontro-amarelo (Brotogeris chiriri)

Pia-cobra (Geothlypis aequinoctialis)


Não dispomos de informações de todas aves, oferecendo-lhes seu canto.