Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

segunda-feira

por uma alimentação saudável

Está chegando o verão e o consumo de frutas, folhas e alimentos crus aumenta. Além disso, a Alimentação Desintoxicante está toda baseada no consumo de alimentos crus, frescos e idealmente cultivados de forma orgânica. Tal cultura trata do solo, da qualidade nutricional do alimento, do agricultor e do eco sistema.


Precisamos cuidar da nossa saúde e do planeta, pois consumir diariamente alimentos contaminados por agrotóxicos, pode causar câncer nas pessoas e inegavelmente prejudicar o planeta. Os agrotóxicos começaram a ser usados em escala mundial após a 2ª grande guerra. Vários serviram de arma química nas guerras da Coréia e do Vietnã, como o Agente Laranja, desfolhante que dizimou milhares de soldados e civis.

Os países que tinham a agricultura como principal base de sustentação econômica - na África, na Ásia e na América Latina - sofreram fortes pressões de organismos financiadores internacionais para adquirir essas substâncias químicas. A alegação era que os agrotóxicos garantiriam a produção de alimentos para combater a fome. Com o inofensivo nome de ?defensivos agrícolas?, eles eram incluídos compulsoriamente, junto com adubos e fertilizantes químicos, nos financiamentos agrícolas. Sua utilização na agricultura nacional em larga escala ocorreu a partir da década de 70.

O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. Gasta, anualmente, cerca de 2,5 bilhões de dólares nessas compras. Infelizmente, pouco se faz para controlar os impactos sobre a saúde dos que produzem e dos que consomem os alimentos impregnados por essas substâncias. O DDT (inseticida organoclorado) foi banido em vários países, a partir da década de 70, quando estudos revelaram que os resíduos clorados persistiam ao longo de toda a cadeia alimentar. Estudos demonstraram também a contaminação do leite materno. No Brasil, somente em 1992, após intensas pressões sociais, foram banidas todas as fórmulas à base de cloro (como BHC, Aldrin, Lindano etc). Várias outras substâncias, como o Amitraz, foram proibidas.

A Lei de Agrotóxicos, n° 7802, aprovada em 1989, proíbe o registro de produtos que possam provocar câncer, defeitos na criança em gestação (teratogênese) e nas células (mutagênese). Mas produtos como o Amitraz, e outros que já haviam sido proibidos, continuam sendo comercializados ilegalmente.

Já os perigosos fungicidas - Maneb, Zineb e Dithane -, embora proibidos em vários países, são muito usados, no Brasil, em culturas de tomate e pimentão. Os dois primeiros podem provocar doença de Parkinson. O Dithane pode causar câncer, mutação e malformações no feto.

O Gramoxone (mata-mato), cujo princípio ativo é o Paraquat, é proibido em diversos países. No Brasil, é largamente usado no combate a ervas daninhas. A contaminação pode provocar fibrose pulmonar, lesões no fígado e intoxicação em crianças.
O uso descontrolado, a propaganda massiva, o medo de perda de produtividade da safra, a cultura do “fruto bonito é aquele que as pessoas gostam de comprar”, a não utilização de equipamentos de proteção e o pouco conhecimento dos riscos, são alguns dos responsáveis pela intoxicação dos trabalhadores rurais. Nos nossos principais pólos de produção hortifrutigranjeira (Região Serrana e Médio Paraíba) existem casos de intoxicação por pesticidas. Os riscos não se limitam ao homem do campo. Os resíduos das aplicações atingem os mananciais de água e o solo. Além disso, os alimentos comercializados nas cidades podem apresentar resíduos tóxicos.

Alimentos Contaminados:

Produtos como carne, leite, cereais e hortaliças não são avaliados sistematicamente para detecção de resíduos tóxicos. Entre 1997 e 1998, o Instituto Biológico de São Paulo encontrou resíduos tóxicos em cerca de 27% das frutas disponíveis no comércio. Dessas, 20% tinham resíduos de produtos proibidos. O mesmo estudo, para as hortaliças, mostrou que 44% das amostras estavam contaminadas, sendo que 6% delas, com resíduos de produtos proibidos.

A limpeza de frutas e hortaliças, além de eliminar microorganismos, reduz a contaminação por produtos tóxicos. As frutas devem ser lavadas com água corrente e sabão e descascadas. As hortaliças, além de lavadas, devem ser imersas em água com limão por 20 minutos. Quanto mais bonita a fruta ou hortaliça, mais se deve desconfiar do uso abusivo de agrotóxicos.

O que é a Agricultura Orgânica?

O conceito de agricultura orgânica surge com o inglês Sir Albert Howard, entre os anos de 1925 e 1930, que trabalhou e pesquisou na Índia durante muitos anos. Howard ressaltava a importância da utilização da matéria orgânica e da manutenção da vida biológica do solo. Resumidamente, agricultura orgânica é o sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes sintéticos de alta solubilidade, agrotóxicos, reguladores de crescimento e aditivos para a alimentação animal, compostos sinteticamente. Sempre que possível baseia-se no uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças. Busca manter a estrutura e produtividade do solo, trabalhando em harmonia com a natureza.

Um pouco da história

Segundo Eduardo Ehlers, debaixo do grande guarda-chuva que é o conceito de agricultura alternativa, insere-se a vertente da agricultura orgânica. Debaixo do mesmo guarda-chuva encontramos as chamadas agricultura natural, biodinâmica e biológica.

No início dos anos 30 alguns cientistas alertaram sobre os equívocos do modelo convencional de produção agrícola (uso de insumos químicos, alta mecanização das lavouras, entre outras práticas) não seria este o modelo que garantiria o futuro das terras férteis. Após a 2ª Guerra Mundial, os produtos químicos tornaram-se mais conhecidos, conseqüentemente os agrotóxicos começaram a ser utilizados na agricultura convencional. No entanto, até os anos 70, os defensores da agricultura sustentável eram ridicularizados.

A partir dos anos 60, começam a surgir indícios de que a agricultura convencional apresenta sérios problemas energéticos e econômicos e causa um crescente dano ambiental. Neste período várias publicações e manifestações despertaram o interesse da opinião pública. Na década de 80 o movimento cresce, e na de 90 explode. Cada vez mais surgem produtores orgânicos até chegarmos ao quadro atual, no qual os orgânicos estão presentes nas gôndolas das grandes redes de supermercados.

O restaurante do Areia que Canta procura oferecer alimentos de melhor qualidade, inserindo no cardápio alimentos cultivados ali mesmo, na horta orgãnica ( um convite a visitá-la), leite ordenhado na fazenda e muitas frutas do pomar (também um convite para colher no pé)

domingo

mensagem de final de ano



PROPONHA-SE NESTE NOVO ANO A:

- NÃO SE PREOCUPAR: SE HÁ SOLUÇÃO, PENSE NELA. SE NÃO HÁ, O QUE ADIANTA SE PREOCUPAR?

- NÃO SENTIR RAIVA

- HONRAR OS PAIS, MESTRES E ANCIÃOS

- GANHAR A VIDA HONRADAMENTE

- SER GENTIL COM TODOS OS SERES VIVOS

- MOSTRAR GRATIDÃO POR TODAS AS COISAS

FAÇA ISSO, PELO MENOS SÓ POR HOJE

E QUE SEUS SONHOS SEJAM A BÚSSOLA DE SUA VIDA!

MUITA SAÚDE, PAZ, SUCESSO, PROSPERIDADE, AMOR E VERDADE!


Contato com a natureza ‘faz o cérebro funcionar melhor’

Cientistas americanos afirmam que o contato com a natureza aumenta os níveis de concentração e a memória. Apenas uma hora caminhando pelo campo já seria suficiente para melhorar o desempenho do cérebro em 20% – caminhar por ruas movimentadas de uma cidade, por outro lado, não tem nenhum efeito benéfico sobre o cérebro. As informações são do jornal britânico Telegraph.
Os pesquisadores da Universidade de Michigan concluíram que o contato com a natureza é revigorante porque permite que as pessoas “se desliguem”, enquanto o ambiente urbano exige atenção constante dos pedestres.
Marc Berman, um dos cientistas envolvidos no estudo, sugere que o contato com a natureza, seja passando alguns dias no campo ou apenas caminhando em um parque, pode ajudar a curar a fadiga mental. Ele afirma que os resultados da pesquisa não são subjetivos, e que os efeitos sobre a memória e a atenção são reais, de acordo com o Telegraph.
A pesquisa, publicada na revista Psychological Science, também aponta melhoras na memória e atenção de pessoas depois de elas simplesmente olharem fotografias de natureza.

mais informações: Psychological Science
.

sábado

onde nasce o ribeirão Tamanduá....

Quem visita o Areia que Canta tem o privilégio de poder banhar-se no Ribeirão Tamanduá, o qual faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Jacaré Pepira, o rio que atravessa o município de Brotas (no centro, há o Parque dos Saltos), cenário do rafting, bóia cross.
É um privilégio poder tomar um banho de rio e tantas outras aventuras divertidas, uma gostosura que sobrevive.
As principais nascentes do ribeirão Tamandua encontram-se na divisa Brotas/ Itirapina, na região da Serra de Itaqueri, em uma região onde ainda é possível encontrar diversas espécies da fauna nativa.



A imagem abaixo (tirada do GOOGLE EARTH e anexadas informações interessantes) dá mais detalhes sobre a região do ribeirão Tamanduá na Fazenda Tamanduá (Areia que Canta), alguns de seus afluentes e próximo a desembocadura no rio Jacaré Pepira.




quinta-feira

A região da Serra do Itaqueri

Neste último dia 15 de dezembro ocorreu no Grande Hotel SENAC em Águas de São Pedro, um evento para exaltar os potenciais turisticos encontrado na região da Serra do Itaqueri.

Imagem: Cartaz do Evento com toda programação

Não apenas no ambito empresarial, o evento ressaltou a diversidade de atrativos e oportunidades para aqueles que visitam esta região.
Itaqueri é um pequeno vilarejo do município de Itirapina a 18 km da cidade, aproximadamente entre as cidades de São Carlos, Rio Claro, Analândia e São Pedro. Há muita coisa interessante. Por exemplo:
- suas matas ciliares que protegem os corpos de água.
- a cachoeira de Itaqueri, com cerca de 15 metros de altura, é muito utilizada para a prática do cascading, e ao lado desta, uma falésia de arenito é utilizada para escalada esportiva.
- a casa em que Ulysses Guimarães nasceu, localizada em frente à Capela (Ulysses viveu no vilarejo até os 11 anos de idade e sua mãe está enterrada no cemitério da vila)
- a capela de Nossa Senhora da Conceição tem azulejo português
- a caverna localizada atrás de uma cachoeira de difícil acesso
- a lenda do coqueiro que teria nascido de um menino que morreu engasgado com um coquinho

A Serra de Itaqueri corresponde a uma região de cuesta e o planalto adjacente que fazem parte da APA (Área de Proteção Ambiental) de Corumbatai.
Imagem: APA de Corumbatai

Imagem: Caracteristicas da formação geológica da região da Serra de Itaqueri





Imagem: relevo da região da Serra de Itaqueri

Imagem: Mapa dos fragmentos florestais no município de Brotas e a localização do Areia que Canta

Com estas caracteristicas, a região oferece uma diversidade de atividades que incluem a área rural e a área urbana, proporcionando Ecoturismo, Turismo Historico, Turismo Rural, Turismo de Saude, Turismo Empresarial, Turismo de Aventura, Tursimo Científico, etc.

Há na região: vilarejos e construções históricas, belas paisagens, trilhas (motocross, jipe, bike), cachoeiras, paredões para escalada, remanescentes florestais, fauna silvestre, rios nadáveis, festas e folguedos tradicionais, hospitalidade, culinária típica (experimente o delicioso Doce de Jaracatiá), encontros e festivais de viola, agencias receptivas, águas medicinais, nascentes cuja areia canta, belos nascer e por do sol, hotéis e pousadas ...

O potencial é tanto, que há criado o Circuito Chapada Guarani (Itirapina, Brotas, Analândia, Represa do Broa, São Carlos, e ainda São Pedro), presente entre os circuitos turisticos do estado de São Paulo (mapa rodoviario: Circuito Chapa Guarani).

E quando visita-se uma região, é necessário encontrar estrutura para se alimentar, dormir, higiene pessoal, segurança e tudo mais para se sentir-se bem, e daí poder explorar a região. E NADA MELHOR DO QUE UM FAZENDA HOTEL!

segunda-feira

Nossa Senhora de Brotas

Nossa Senhora das Brotas é nome dado a Maria, mãe de Jesus de Nazaré, venerada como protetora do gado, plantações, doentes e necessitados.
Um das hipóteses do nome de Brotas deriva da devoção de dona Francisca Ribeiro dos Reis (uma das fundadoras), descendente de portugueses católicos e devota de Nossa Senhora das Brotas, que teria prestado uma homenagem à Santa, dando seu nome à cidade.
Na Capela de Santa Cruz existe uma imagem do século XIX da referida Santa, sendo esta a mais reverenciada naquele país, até o aparecimento de Nossa Senhora de Fátima, em 1917, que se tornou a atual padroeira de Portugal.


Imagem: A imagem de Nossa Senhora de Brotas na igreja Santa Cruz